Ao seu redor

large (12)


Eu parei de me importar com o comportamento alheio há tempos. Antes eu me questionava bastante o porquê de certas atitudes ou falta delas. Com o tempo e determinadas situações, aprendi a ignorar. O que ora é difícil fazer, ora é o melhor. A verdade é que somos seres humanos, porém não humanizados. Acho incrível a falta de sensibilidade das pessoas. Sensibilidade não é chorar com facilidade, é sentir por alguém.

Hoje em dia, as pessoas criam para si um mundinho e o colocam numa redoma de vidro, onde ninguém pode entrar e nada pode ser percebido. Cada vez mais, cria-se gente individualista e vazia. Digo por mim mesma: às vezes, entro e saio milhares de vezes do mesmo lugar com humores, vontades e problemas tão diferentes e me sinto invisível, imperceptível. Aí está o grande perigo: ignorar é uma arma e pode ser usada de duas maneiras, para se defender e para matar. A sensibilidade não é algo que surge imediatamente, muito pelo contrário, ela é construída a partir de observação. Por isso, preste a atenção em que/ quem está ao seu redor.

O egoísmo é muito danoso. Confesso que eu já tive o meu lado egoísta e, apesar de ter feito mal a quem convivia comigo, isso foi muito pior para mim mesma. Hoje, por exemplo, ouvi uma frase típica: "eu acho que você...". Esse é o problema. Tem muita gente achando, criando imagens para as outras pessoas, afinal, isso é bem mais fácil do que conversar e se mostrar aberto a ouvir o que alguém pensa ou sente. Se as pessoas se dispusessem a observar as outras, talvez houvesse muito mais amor e paz. Ignore aquilo pelo qual não vale a pena lutar contra. Mas seja sensível às situações, problemas, vontades e opiniões de outras pessoas. Ouça mais, mesmo que seja chato em certas ocasiões. E fale sempre, mas não tanto quanto ouve. Falar é necessário também, porque quando apenas se ouve, sufoca-se a si mesmo.

Para terminar: não esqueça de levar uma vida mais leve, de acreditar mais na transformação da humanidade. Ela não está totalmente perdida. E para saber como seguir esse último conselho, volte ao início do texto.

Nenhum comentário

Postar um comentário

 

Dama do Drama © 2014 LAYOUT POR MAYARA SOUSA