Mimimi: Nathália Travaglia



 O Mimimi de hoje é cheio de cultura, conhecimento e amor. Conversei com Nathália Travaglia, autora do livro "Isto Não é Permitido", estudante de Engenharia Metalúrgica, viajante e, coincidentemente, prima da atriz e cantora, Sophia Abrahão. 

DDD- Sua primeira faculdade foi a de Letras. Agora, você cursa Engenharia Metalúrgica, uma área totalmente diferente. O que te levou a mudar?

Nathália: Decepção. Eu me decepcionei com o curso de Letras e a instabilidade da UFOP, todo período era uma grade diferente, eu nunca sabia quais matérias cursar e não sabia se meu curso (bacharelado em Literatura) existiria quando eu formasse, pois queriam acabar com ele. Aí um dia eu resolvi conversar com algumas pessoas do departamento de graduação da UFOP, me indicaram mudar de curso, mas antes disso cursar algumas matérias para ter fereza que eu realmente queria aquilo. Foi quando eu puxei algumas matérias de Engenharia de Minas. Eu fiz aula com um professor excelente que era apaixonado pelo curso e com isso eu me apaixonei por Engenharia de Minas (eu faço metalúrgica). Decidi que não queria mais morar em Ouro Preto e tentei Engenharia de Produção na UFOP campus João Monlevade, passei. Passei também em Engenharia Metalúrgica na UEMG também na cidade de João Monlevade. Com um curso diurno e um noturno eu levei os dois por 3 anos até ter que optar por metalurgia por causa das minhas constantes viagens para o exterior.

DDD- E quando ele viu totalmente pronto, o que achou?

Nathália: Foi a primeira vez que meu pai me elogiou na vida. Eu lembro direitinho dele falando comigo no telefone falando que eu tinha talento. Ele sempre foi um pouco frio, nunca me deu os parabéns por nada na faculdade. Nem quando passei nos vestibulares (que foram vários, hahaha), nem pela bolsa de estudos do governo, nem pelo estágio na Alemanha. Então, pra mim, ao ouvir aquilo já tinha valido a pena, não precisava publicar, não precisava mais nada. Eu já estava realizada.

DDD- Como foi esse período entre o término do livro e a publicação? Você trabalhou sozinha para que ele fosse publicado ou teve algum tipo de ajuda?

Nathália: Tive amigos me ajudando na capa e um amigo do meu pai me ajudou na publicação. Ele tem uma gráfica, aí eu olhei tudo com ele. Mas no geral eu que corri atrás de tudo mesmo.

DDD- No Brasil, é muito difícil viver de Literatura, manter-se financeiramente. Você, em particular, obteve um bom retorno financeiro com o "Isso Não é Permitido"?

Nathália: Não e eu nunca fiz visando esse retorno. Quando decidi publicar por conta própria, eu já sabia que estava gastando meu dinheiro e que talvez não ia ter ele de volta. Mas a satisfação de ter publicado ele é bem maior que a satisfação financeira. Claro que eu queria vender milhões e viver disso, mas não é o caso.

DDD- Com isso, uma pergunta é inevitável: valeu a pena? Faria tudo novamente?

 Nathália: Valeu! Cada etapa! E com certeza faria tudo novamente, bom, na verdade já estou escrevendo outro.

DDD- Pode adiantar ao menos o assunto do próximo pra gente ou ainda é segredo?

Nathália: Diferente do primeiro, esse é policial, está sendo escrito em parceria com a minha irmã e também traz vários países no enredo. Ah, e é uma trilogia.

DDD- Seu livro está sendo vendido na loja online da sua prima, Sophia Abrahão. Certamente, a popularidade dela e o grande número de fãs, possibilitou que várias pessoas conhecessem sua obra. Em algum momento se referiram negativamente a você por conta desse grau de parentesco? Já houve um "prima da Sophia Abrahão" que soasse de forma maldosa?

Nathália: Não, pelo contrário, os fãs dela no geral são bem atenciosos.

DDD- Última perguntinha: Como se vê daqui a 5 anos? Trabalhando em área, com quantos livros publicados e em que lugar do mundo?

Nathália: Trabalhando com Engenharia na Europa e escrevendo por hobby.


 Sou suspeita, mas adorei conversar com a Nath! Quando os assuntos são livros e viagens, tudo se torna ainda mais interessante. E principalmente com alguém tão doce. Sabem qual é a boa notícia? Amanhã tem um bônus dessa entrevista aqui no blog e o tema é: intercâmbio! Até amanhã!

Nenhum comentário

Postar um comentário

 

Dama do Drama © 2014 LAYOUT POR MAYARA SOUSA